quinta-feira, 21 de janeiro de 2010



A melancolia do outono me enche o peito e inquieta a alma.É a estação do meu corpo hermético em busca de uma paz falsa - porque ele quer o desassossego do ventre,dos olhos,da boca sem fala.
As Gerais tem outono no seu âmago: cidades com um mistério efusivo,cheiro de mato e barulho de trem.
Em cada montanha - porque acho de extrema nostalgia essa palavra,aocontrário de 'serras' que me remete algo de pouca intensidade - háum cheiro de terra molhada.Um cheiro de livro velho,mpb na vitrolae avó gritando 'o almoço tá pronto!'.Um cheiro de violão com os amigos,de poesia sentida,de fogueira.Um cheiro de vida.
Cheiro sempre foi uma das minhas marcas.Minha lembraça tem um olfato quase pueril;guardo pessoas pelo cheiro do corpo,casas pelo cheiro dacozinha ao amanhecer(minha melhor lembrança é de uma que cheirava torradae suco de limão).
É tão estranho quantas coisas uma simples estação pode nos trazer.

*
Capítulo primeiro - A estrada
- Pé na estrada,dizia ele.
E foi assim que,de súbito,peguei minha mochila e o jeans mais velho e resolvi que deveria conhecer o mundo.Foi algo tão impulsivo que seminha consciência tivesse tido tempo de analisar - como ela sempre faz -eu não teria saído de casa.
O mundo é vasto e se render a um só horizonte,a uma só perpectiva,a umsó sonho,é perder um pouco da beleza das coisas.Sempre gostei de coisas bonitas,mas 'bonitas' a minha maneira.O que é feio para o outro é lindamente exótico para mim.E acho que assimvai ser sempre,mas isso não vem ao caso.
Peguei a estrada e o mapa,e segui viagem.Sem medo,sem pressa - e só.Um sol de matar,uma estrada furiosamente em pó e infinita.Tudo aquilo me extasiava,me fazia provar o belo do desconhecido,osentimento do céu - e me mostrava como o ser é êfemero e não se dáconta disso.
E se eu tivesse prolongado essa minha decisão de cair no mundo de cara?Talvez meu destino estivesse mudado - é,ele estaria -,talvez eu estivessemudada,com aquela minha velha mania de não tirar do papel.
Certamente eu pensaria tudo o que poderia ter sido,se tivesse tido a coragem de ousar.
(ousadia: ato de ousars. f.,qualidade do que é ousado;acto audacioso;atrevimento;destemor;arrojo;coragem;audácia;galhardia)
Viveria com o peso de significados de um dicionário,deprimente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário