segunda-feira, 9 de abril de 2012

mais relatos - quilmes e yerba mate

Depois de dois meses na Argentina, tomando todo o cuidado com os taxistas, não é que um me passou a perna? Estava muuuito cansada depois do Quilmes Rock, uma espera interminável até o Retiro (rodoviária) e, depois, até La Plata. Nunca é demais alertar: aqui os taxistas tem mani de trocar sua nota por uma menor, ou devolver notas falsas. O golpe que passei foi o da troca das notas. O táxi ficou em $20. Eu tinha uma nota de $50 e uma de $2. Tirei a nota sem prestar muita atenção e entreguei ao taxista. Ele me disse que aquela nota era de $2. Então, fui pegar a de $50 que estava na minha carteira, já que eu havia dado a de $2 para ele. E não é que a outra nota também era de $2? Mas eu tava com tanto sono, que nem pensei estar levando um golpe ou então em reclamar. Por tanto, tomem cuidado! E briguem se isso acontecer.Quanto ao Quilmes Rock...foi muito bom, apesar de não vender cerveja. Sim, pasmem! A marca da cerveja é patrocinadora, mas só os artistas podiam beber. Eu não ia ao festival, mas a Paulinha me regalou uma entrada. Na metade do show do Arctic Monkeys começou uma chuva com vento frenética. Acabei por me esconder no estádio. Aliás, o Festival foi no Estádio river Plate. Por sorte, a chuva parou para o show do Foo Fighters. Foi lindo! E o primeiro show internacional que eu fui na vida. 





Como muita gente sabe, aqui o mate é igual o café no Brasil. Honestamente, me dou bem melhor com o mate. Na aula de Cine y Politica, um colega sempre leva mate e serve para alguns colegas. Na penúltima aula, o mate só não passou por mim e por mais duas pessoas (e uma das pessoas que não tinham tomado tinha cara de ser muito chata). Me senti A Excluída. Mas hoje o mate passou por mim várias vezes, fiquei parecendo uma criança de felicidade (internamente, né). Só que me bateu uma dúvida: eu não sabia se eu tinha que passar adiante. Então, toda vez que ele me passava, eu mesma tomava. Parece que o mate tem suas regras. Só sei de três: 1º) Só uma pessoa prepara o mate; 2º) Não se divide o mate, toma-se inteiro; 3º) Não se agradece à pessoa que fez o mate, se não ela vai entender que você não quer mais.

O meu mate fica bem ruim. Por isso, deixo por conta do Arthur e da Paula. Semana passada nos sentimos verdadeiros platenses: mate e Plaza Moreno.




Nenhum comentário:

Postar um comentário